top of page

A literatura como aliada na autoestima feminina



“A leitura, seja ficção ou não, auxilia a construir um repertório simbólico e imaginário que é fundamental para a convivência social. A nossa autoestima é moldada a partir de um somatório de vínculos afetivos que construímos desde o início da vida”. — Afirma o Psicólogo Roberval Souza.


Dessa forma, pode-se afirmar que a leitura é uma ferramenta para ajudar a elaborar novas percepções de mundo, visto que aprendemos pela linguagem. Assim, a menina que sofre Bullying na escola por não se enquadrar no estereótipo de padrão de beleza definido pela sociedade pode encontrar formas para enfrentar a situação, ao identificar numa narrativa literária, em que houver uma personagem que a represente, por exemplo. Ou então, haverá mulheres que identificarão casos de personagens que enfrentaram o fim de um relacionamento e tiveram a sua autoestima reduzida a quase nada.


Considerando que a Literatura é uma expressão artística e como tal “imita a vida”, visto que “A Vida imita a Arte e a Arte imita a Vida”, os livros podem oferecer uma espécie de acalento, de identificação, de pertencimento. Ademais, o arsenal de narrativas literárias é vasto de forma que, dificilmente, você não encontrará um personagem cuja história lerá e pensará: “Uau! Esse personagem me representa”, provocando a chamada identificação. Você, leitor, se identifica com o personagem e sua história e analisa como foi a sua luta.

No sentido da autoestima feminina— qualidade de quem se valoriza, se contenta com o seu modo de ser e demonstra, os livros podem auxiliar no processo de recuperação da estima, uma vez que mulheres podem se ver representadas simbolicamente por personagens que sofrem e que lutam para recuperar a sua essência. E, para você que procura por livros que irão proporcionar uma viagem fantástica e ainda produzirão reflexões e identificação, podendo dar um UP na sua autoestima, abaixo uma seleção de leituras:

AS PROFUNDAS ÁGUAS DO ATLÂNTICO, da autora Patrícia Albarello.

Narra a história de Charlotte, uma jovem que não se submete às regras sociais da época — casamento por conveniência, não poder exercer uma profissão—, e sai pelo mundo em busca da sua identidade, da sua verdadeira essência. E tem como pano de fundo nada menos que o pós-naufrágio do navio Titanic!



SORORIDADE, da autora Luciana Oliveira.

Numa linguagem fluída e repleta de diálogos sarcásticos, conta a história de Chay, uma cantora que precisa aturar o produtor, o qual sugere veementemente que ela se submeta a procedimentos estéticos a fim de obter um corpo perfeito para garantir maior êxito na carreira. Ela não só não irá se submeter a isso como mostrará uma linda lição sobre união feminina.



CÁPSULA DO TEMPO, da autora Patrícia Gabriela Zago

Apresenta a história de vida de duas adolescentes que são amigas e encontram na amizade o apoio fundamental e necessário para, juntas, encontrarem o seu lugar no mundo. E já vou logo avisando: preparem os lencinhos, porque essa história é emocionante! E o melhor é que tem o volume 2: Cápsula do Tempo Vinte e Poucos Anos, onde podemos acompanhar a vida adulta dessas jovens enfrentando novos desafios.





UM MILHÃO DE MINUTOS, da autora Costanza Batalha

Nesse romance, você acompanhará a história de Mel, uma artista que precisa lidar com a superproteção da irmã e as suas imposições, que a impedem de ser quem ela verdadeiramente é: uma pessoa que não liga para a fama, mas sim que deseja assumir o controle da sua própria vida.




POETA DE UM SÓ ARGUMENTO, da autora Joana Ferrarini

Para os fãs de Poesia, esse livro oferece uma imersão na alma feminina, descrevendo em versos as lutas das mulheres por reconhecimento e dignidade. É um verdadeiro RX da alma feminina, retratado com humor e uma dose de sarcasmo.





CONVENIENTE ENLACE, da autora Patrícia Albarello.

Nesse romance interracial, você conhecerá a história de Aline Schulz, uma jovem negra, empresária de sucesso, que enfrenta a discriminação racial, mas que nem por isso se deixa abater. Inclusive ela ajuda a empoderar outras mulheres no seu Blog. Ela ensina, por exemplo, que uma mulher não precisa esperar ser presenteada com flores por um homem, caso não ocorra, mas sim que a própria mulher pode se mimar com um buquê de rosas.

Espero que apreciem a sugestão de leituras. Leia e aumente ainda mais a sua autoestima!

*Todas as obras podem ser encontradas na Amazon/Kindle Unlimited.

Um abraço e até a próxima sugestão literária!

Patrícia Albarello.

Matéria de Patrícia Albarello para a coluna Dicas de Livros

Encontre-a no Instagram @rabiscos_literarioss

bottom of page