top of page

Bonito/MS: Um destino lindo


Você já ouviu falar em Bonito no Mato Grosso do Sul? Localizado a cerca de 300km da capital Campo Grande, Bonito foi um dos lugares mais incríveis que já conheci aqui no Brasil. Conhecida por suas águas cristalinas de uma beleza ímpar, a cidade ainda conta com grutas, trilhas em vegetação que se dividem em Cerrado e Mata Atlântica, cachoeiras, balneários, entre outras atividades de lazer para todas as idades.


Além de toda a beleza, existe todo um projeto de desenvolvimento e ecoturismo pela região, de modo a controlar o turismo desenfreado que, infelizmente, faz parte de tantos outros destinos brasileiros. Desse modo, a cidade conseguiu se organizar muito bem para receber seus turistas, sempre preservando os interesses ecológicos do lugar. O limite de visitação diária e a organização de um sistema único que integra a prefeitura a todas as agências de turismo e proprietários dos atrativos, fez com que Bonito se tornasse um destino exemplar em todo o país.


Sendo assim, não importa quais passeios e atrações você queira ver/fazer por lá, todos eles deverão obrigatoriamente serem fechados através de alguma agência. A maioria das atrações ficam em propriedades privadas, possuem horários estabelecidos e os grupos só podem seguir com a companhia de um guia especializado ao lado. Se você acha que esse tipo de passeio não vale a pena por tirar sua liberdade, está mais do que enganado.


O tempo de permanência em cada lugar é bastante satisfatório e os guias sempre

auxiliam com várias dicas.


Mas agora vamos ao que interessa. O que será que tem de tão bom assim pra fazer por lá, hein? Pois saiba que são tantas atrações distribuídas pela região, que o seu maior problema nessa viagem será decidir entre elas


Começando pelas flutuações, que são os principais passeios por lá. Pra quem não sabe o que é flutuação, geralmente elas acontecem em rios com águas cristalinas, onde é possível flutuar e contemplar o mundo submerso com a ajuda de máscara e snorkel. As principais flutuações são a do Rio Sucuri, Rio da Prata, Aquário Natural, Nascente Azul e Lagoa Misteriosa. Mas além desses, há ainda as flutuações na Barra do Sucuri e no Rio Formoso.


As cachoeiras também entram na lista de principais passeios. As mais procuradas são a Estância Mimosa, Boca da Onça Ecotour, Parque das Cachoeiras e Cachoeiras Serra da Bodoquena. Outras opções são as Cachoeiras do Rio do Peixe e a Fazenda Seita Corê. Todas elas acessadas por meio de trilhas em meio a mata.


A região de Bonito possui ainda muitas cavernas (entre elas grutas secas e também

grutas com lagos submersos) que rendem um ótimo passeio de contemplação. A Gruta do Lago Azul é o cartão-postal de Bonito e o Abismo Anhumas é muito procurado pela galera mais aventureira, pois seu acesso só é possível através da prática de rapel. Outras grutas da região são a Gruta de São Miguel e a Gruta de São Mateus.


E já que falamos de aventura, quer melhor do que curtir uma super aventura com uma natureza exuberante ao redor? Pois Bonito tem isso de sobra! Entre as opções mais procuradas estão Boia Cross Cabanas, EcoPark Porto da Ilha, Lobo Guará Bike Adventure, Parque Ecológico Rio Formoso, passeios de quadriciclo e arvorismo.


E não podemos esquecer também do mergulho. Além da flutuação, em Bonito também é possível fazer mergulho de cilindro, seja você profissional ou para fazer batismo de iniciante. Os lugares onde o mergulho acontece são na Lagoa Misteriosa, Rio da Prata, Abismo Anhumas e Rio Formoso.


Agora se você prefere uma programação mais light, os passeios de contemplação serão seus preferidos. Os passeios de contemplação consistem em atividades de lazer, observação e aprendizagem. As opções são cavalgadas, o Aquário de Bonito, Projeto Jiboia e o Buraco das Araras.


E que tal então passar o dia em algum balneário? Os balneários são lugares com

bastante estrutura onde é possível passar o dia. É o único passeio que não precisa do acompanhamento de guias, mas ainda assim é necessário comprar antes com alguma agência. Entre as opções tem a Praia da Figueira, Balneário Nascente Azul, Balneário Municipal do Rio Formoso, Balneário do Sol, Balneário Ilha Bonita e Balneário Porto da Ilha.


E pra finalizar, sabia que Bonito fica do ladinho do Pantanal? Sim, é perfeitamente

possível conhecer e explorar mais do Pantanal quando estiver por lá. As agências

oferecem passeios e hospedagens para os seguintes lugares: Fazenda Aguapé, Fazenda San Francisco, Fazenda Xaraés e Passo do Lontra Parque Hotel.


Ufa, não falei que tinha muita coisa pra fazer em Bonito? Por isso mesmo é super

normal se sentir na dúvida do que escolher. Mas dependendo da quantidade de dias que você tenha disponível para sua viagem, inclua no roteiro pelo menos uma flutuação, um passeio de cachoeira, alguma caverna e um balneário ou passeio de aventura - levando em consideração o seu tipo de perfil.


E no mais, prepare-se pra vivenciar algumas das melhores experiências da sua vida. Bonito possui uma natureza exuberante, algumas das águas mais cristalinas do mundo,

muita história escondida em suas cavernas, mistérios surpreendentes a serem revelados em suas profundezas e aquele clima gostoso de "aaaah, isso é Brasil".


Encontre-a no Instagram @claraazeredo

bottom of page