Pensei muito sobre seu presente e, depois de algum tempo encontrei aquilo que combina mais com esse momento: uma bússola. Sim, uma bússola! Porque mais importante que os presentes para vestir o corpo ou alimentar o ego, é uma ajuda providencial para que você encontre seu caminho.
Em um mundo em constante transformação é fácil nos perdermos em um grande labirinto emocional e nos depararmos com grandes paredes brancas que nos limitam e não nos deixam seguir com nosso propósito.
Aliás, propósito é algo que também se confunde constantemente com vontade e é importante entender que nem tudo na vida vem através do prazer; na grande maioria das vezes é através da persistência em seguir nosso caminho que alcançamos o verdadeiro propósito da nossa existência.
E, se em alguma bifurcação da nossa vida pretendemos mudar de caminho e tomar um outro rumo? Tudo bem se você estiver com sua bússola nas mãos, aquela que vai te guiar pelos caminhos mais difíceis e nebulosos sem deixar que você perca sua essência. Esse "eu" selvagem que mora dentro de você e que insiste para que não pare de sorrir mesmo quando tudo parece estranho e pálido; aquele mesmo ser que faz com que você continue a respirar mesmo quando parece te faltar ar nos pulmões e, ainda, aquele seu "eu criança", que faz com que você acredite que tudo vai dar certo mesmo com todas as probabilidades contra. Esse seu amigo, que possui o seu rosto em uma versão sem preocupações e que te leva para o rumo certo, segura firmemente sua bússola e indica que existe uma forma de sair deste enorme labirinto.
Esse presente é seu e deve ser usado com cuidado. Ele não pode servir a mais ninguém senão a você próprio e precisa ser cuidado como seu fosse sua própria vida, pois ele é a solução para quase todos os seus problemas; ele é a razão, a orientação, o chamado. Sua bússola é a palavra que você sempre buscou na sala de aula, nos templos religiosos que frequentou, nas palavras que saíam da boca dos que lhe pareciam sábios e para quem você creditava toda a confiança.
Sua bússola é a orientação que você busca desde sempre para seguir seu caminho e fazer desta existência a melhor que você puder, dentro das crenças e valores que você cultiva nessa grande estrada chamada vida...
Fui! (Me orientar...)
Cris Coelho para Coluna Crônicas da Maria Scarlet
Encontre-a no Instagram: @crisreiscoelho