Chegou o mês de setembro e, com ele, a primavera. Aí lembrei que um dos lugares mais lindos que já conheci nessa época foi Campos do Jordão.
Localizada na Serra da Mantiqueira, no estado de São Paulo, Campos do Jordão ostenta o título de cidade mais alta do Brasil, estando a exatamente 1.628 metros de altitude, o que justifica suas baixas temperaturas. Por isso, também, ela é carinhosamente conhecida como a Suíça brasileira, o que é ainda mais reforçado por sua arquitetura com traços de construções europeias.
"Para quem ama cerejeiras, Campos do Jordão tem o lugar perfeito pra você: o Parque das Cerejeiras"
Mas se a cidade faz bastante sucesso no inverno – já que é programa certo para casais apaixonados e famílias em busca de um friozinho gostoso –, foi na primavera que eu a conheci e me apaixonei. De cara, o que mais me chamou a atenção por lá foi o capricho dos estabelecimentos – como pousadas, restaurantes e lojas –, que são lindamente enfeitados e decorados com muitas flores.
A Vila Capivari, que é o coração turístico da cidade, te faz ter a leve impressão de que você foi teletransportada para alguma cidadezinha muito fofa da Europa. É ali que temos a real noção de por que Campos do Jordão é conhecida como Suíça brasileira. O bairro é todo decorado no estilo colonial, e a fachada de cada estabelecimento é decorada com flores e luzes, um verdadeiro deleite aos olhos.
Tanto de dia quanto de noite, um passeio pela Vila Capivari é um programa imperdível. Mas vale lembrar que tudo no entorno do bairro possui um preço mais expressivo, como hospedagens, restaurantes e lojas.
Saindo um pouco da Vila Capivari, Campos do Jordão tem ainda muitas outras atrações belíssimas e superlegais. Um lugar que eu amei, por exemplo, foi o Pico do Itapeva, que, apesar de ficar na cidade de Pindamonhangaba, a uma distância de mais ou menos 30 minutos, também faz parte dos atrativos de Campos do Jordão.
O Pico do Itapeva é uma elevação rochosa com 2.025 metros de altitude, de onde é possível avistar 15 cidades do Vale do Paraíba, entre elas: Taubaté, São José dos Campos, Cachoeira Paulista e Aparecida do Norte (inclusive a própria Basílica de Nossa Senhora Aparecida, caso esteja com tempo bom).
O local é todo muito bem cuidado e possui, além de um mirante para observar as cidades acima citadas, uma cafeteria muito fofa inspirada em um castelo e um lindo campo de lavandas francesas.
Outro mirante bem famoso na cidade é o que fica no topo do Morro do Elefante, ponto turístico de Campos do Jordão que fica a 1.800 metros de altitude e proporciona uma vista linda da cidade lá de cima. O acesso ao morro se dá pelo Parque Capivari, que fica bem próximo à Vila Capivari, e para chegar lá em cima você pode ir de teleférico ou de carro. Lógico que eu subi de teleférico, pois não dispenso uma aventura. Mas já aviso que é uma atração não recomendada para quem tem medo de altura, porque é bem alto, viu!
Para quem ama cerejeiras, Campos do Jordão tem o lugar perfeito pra você: o Parque das Cerejeiras. Apesar de eu não ter ido na época da floração – que ocorre nos meses de julho e agosto –, ainda consegui pegar umas poucas flores nos pés, que me deram um pouco da noção de como fica o lugar no auge de sua beleza. Independente da época, o lugar é muito bonito e superfotogênico. Mesmo sem as cerejeiras, há muitas plantas, flores, trilhas e pontes por lá, o que torna o cenário perfeito para fotos.
Mas se a sua intenção é conhecer um dos jardins mais lindos do Brasil, você não pode deixar de conhecer o Parque Amantikir. Considerada a atração mais famosa de Campos do Jordão, o parque é formado por 26 jardins com 700 espécies de plantas.
"A Vila Capivari, que é o coração turístico da cidade, te faz ter a leve impressão de que você foi teletransportada para alguma cidadezinha muito fofa da Europa."
A inspiração veio de vários jardins espalhados pelo mundo, então você verá réplicas de jardim japonês, francês, celta, inglês, austríaco, alemão, entre outros. O local possui, ao todo, 60.000 m² e é lindo, lindo, lindo!
Entre os jardins que mais chamam a atenção por lá, destaco o Labirinto Clássico e o Labirinto de Grama. Outra atração do Amantikir é a Casa na Árvore, uma construção de madeira com móveis de verdade, onde tudo funciona como se fosse uma casa normal mesmo, com a diferença de que está a 6 metros de altura, sustentada por duas árvores sexagenárias.
O Amantikir ainda conta com uma estufa onde são produzidas todas as plantas dos jardins, um lago com pontes, um mirante com vista para o Vale do Lajeado, um Espelho d’Água e uma linda moldura inspirada na Moldura de Innsbruck. Dá pra passar uma manhã ou tarde inteira por lá apreciando cada cantinho do lugar.
Outras atrações lindíssimas de Campos do Jordão e que valem uma visita são o Bosque do Silêncio, o Centro de Lazer Tarundu, o Mosteiro das Monjas Beneditinas, o Museu Felícia Leiner e o Horto Florestal. Indo na época da primavera, espere encontrar esses lugares ainda mais lindos e encantadores, cheios de cores, flores e amores.
Clara Azeredo para a coluna Bolsa de Viagem
Encontre-a no Instagram @claraazeredo