Cartagena das Índias, a cidade mais linda da Colômbia!
Vocês não imaginam o tanto que eu sonhei com Cartagena! Em andar por aquelas ruazinhas lindas e floridas, caminhar sobre sua muralha, assistir seu inesquecível pôr do sol e lógico, conhecer aquelas praias caribenhas de tirar o fôlego.
Minha sina por Cartagena começou logo após uma viagem para a ilha de San Andrés - também na Colômbia - em 2016. Na ocasião, não consegui incluir Cartagena no roteiro e desde então fiquei com aquele sentimento de “vou ter que voltar à Colômbia em breve”. E voltei mesmo! E foi incrível ver de pertinho a beleza ímpar dessa cidade, que superou todas as minhas expectativas.
Para quem desconhece Cartagena das Índias, ou simplesmente Cartagena, a cidade foi fundada em 1533 pelo espanhol Dom Pedro de Heredia e já chegou a ter o porto mais importante da América. Do porto de Cartagena era transportado todo o ouro encontrado no interior da Colômbia até a Espanha, e isso começou a chamar a atenção dos piratas, que passaram a atacar constantemente a cidade. Para proteger as riquezas da Coroa Espanhola contra esses ataques, foram construídas muralhas e fortificações que ainda hoje permanecem de pé.
Atualmente, Cartagena é a cidade mais importante da Colômbia em termos de turismo, e se tornou fonte de inspiração para vários artistas como Gabriel García Márquez. Por ano, são cerca de 4 milhões de pessoas que a visitam, todos em busca de seu centro histórico, com casas e prédios coloniais, assim como as ruínas do Castillo de San Felipe de Barajas. Por conta de sua riqueza histórica, Cartagena ganhou o título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco.
Para conhecer o melhor de Cartagena e ainda aproveitar suas belíssimas praias, o recomendado é ficar no mínimo 4 dias inteiros. A localização mais interessante para se hospedar é justamente no centro histórico, que é dividido em 4 bairros, são eles: Centro, San Diego, Getsemaní e La Matuna. Centro e San Diego ficam dentro da Cidade Amuralhada, enquanto que os outros dois se encontram do lado de fora das muralhas, porém bem próximos, praticamente atravessando a rua.
A Cidade Amuralhada, também conhecida como Cidade Murada, é a menina dos olhos de Cartagena. É ali que se concentram a maioria dos hotéis e restaurantes, onde tudo funciona em favor do turismo e onde também você irá sentir a verdadeira magia do lugar. Assim que atravessar a porta de entrada das muralhas, respire fundo e prepare seu coração para ser transportado para algumas centenas de anos atrás. Andar por aquelas ruas faz a gente realmente achar que está em outra época, os casarões super preservados e as carruagens passando pra lá e pra cá só intensificam esse sentimento.
Uma vez dentro da Cidade Amuralhada, não deixe de conferir os seguintes pontos: La Torre del Reloj, que é a porta de entrada das muralhas que falei acima; o bairro de San Diego, considerado o mais lindo de Cartagena, com suas casas de fachadas coloridas e floridas mais lindas da vida; o bairro central, onde se encontram vários casarões típicos, além de muitas igrejas, praças e museus; e as Las Bóvedas, uma linda obra do período colonial, composta por 47 arcos e 23 abóbadas, que atualmente abriga galerias de arte, barzinhos e lojas de artesanato. É um bom lugar pra comprar souvenirs.
Outro local imperdível dentro das muralhas e ponto principal para se assistir a um belo pôr do sol, é o Café Del Mar, uma espécie de bar/restaurante super badalado, localizado em cima das muralhas e com uma vista privilegiada do mar. Assistir ao pôr do sol dali chega a ser arrepiante, a música que toca no momento que o astro rei vai descendo te envolve completamente e a vontade é de pausar aquela cena pra sempre. Sério, é emocionante demais!
Fora da Cidade Amuralhada, outro bairro que também chama muita atenção é Getsemaní. Outrora, taxado como um bairro perigoso e marginalizado (herança do final da década de 40, onde predominavam a violência, a prostituição e o tráfico de drogas), hoje ele é considerado o bairro mais descolado de Cartagena e o preferido da galera viajante (principalmente os mochileiros), por conta das opções de hospedagens mais em conta.
Caminhar pelas ruas de Getsemaní, tanto de dia quanto à noite, rende um passeio super bacana. Por lá também é possível encontrar ruas fofinhas, com as fachadas das casas floridas e coloridas, além de muita arte de rua em seus muros e paredes. Inclusive, Getsemaní ficou internacionalmente conhecida pelos seus grafites, tendo sido a sede do Festival Internacional de Arte Urbana em 2013.
Fora do centro histórico, fica o Castillo de San Felipe de Barajas, um dos pontos turísticos mais famosos de Cartagena. O castelo é a maior obra militar do Novo Mundo e teve um importante papel em várias guerras. Sua função era proteger a cidade dos ataques marítimos, e por isso sua localização estratégica, que permitia observar os inimigos vindos tanto do mar quanto por terra.
Igualmente interessante é o Convento Santa Cruz de La Popa, que se localiza no ponto mais alto de Cartagena, a exatos 148 metros sobre o nível do mar, e além da linda arquitetura, o lugar ainda possui uma vista incrível da cidade. Muitas pessoas fazem essa dobradinha do Convento com o Castillo de San Felipe de Barajas, já que ambas são as atrações mais distantes da área turística.
E depois de curtir toda a parte histórica de Cartagena, será a hora de aproveitar suas belíssimas praias. Afinal, você estará no Caribe, né? Isso mesmo, pra quem não sabe, Cartagena faz parte da região localizada no Caribe Colombiano, então espere encontrar muitas praias e ilhas paradisíacas por lá. Só tenha em mente que as praias da cidade não são lá grandes coisas, então você terá que pagar um passeio que te leve a uma das praias privativas das Islas del Rosário ou até a Playa Blanca na Isla Barú.
Como a Playa Blanca é mais próxima do continente e, portanto, bem mais movimentada com grande fluxo de turistas, eu acabei optando pela tranquilidade das Islas del Rosário, um arquipélago composto por 27 ilhas - a maioria com praias privativas de hotéis que oferecem day use e onde é possível também se hospedar. Cada ilha e hotel oferece uma estrutura (e experiência) diferentes, e as mais famosas e recomendadas são a Isla Grande, Isla del Pirata e Isla del Encanto. Os passeios para as ilhas privativas têm um valor mais alto, mas pra quem quer aproveitar um dia relax em uma autêntica praia caribenha, vale muito a pena.
Eu tive a oportunidade de conhecer dois lugares incríveis nas Islas del Rosário. O Resort Gente de Mar possui estrutura de hotel, com todas as regalias que se espera de um lugar assim: welcome drink geladinho e saboroso, toalhas brancas limpinhas, massagistas, espreguiçadeiras de frente pro mar, tudo isso em uma praia tranquila e com limite de visitantes, o que confere uma experiência bem exclusiva ao hóspede. Já o Bora Bora é um beach club super badalado, com camas-bangalô de frente pro mar, happy hour com direito a drinks variados e DJ tocando músicas animadas. Apesar das propostas diferentes - o primeiro mais pra relaxar e o segundo mais pra badalar -, eu amei ter conhecido ambos. As praias eram maravilhosas e com aquela vibe caribenha gostosa que eu adoro!
Então como puderam ver, Cartagena é aquele tipo de destino que entrega uma rica história cultural, praias lindíssimas, atrações de cair o queixo, além de uma ótima gastronomia com pratos típicos colombianos. Confesso que sou muito apaixonada pelo país, por seu colorido, energia boa, moradores sempre prestativos...
É um país muito parecido com o Brasil em vários aspectos, e só posso dizer que quem ainda não conhece, que trate de colocar na sua listinha de destinos dos sonhos. Já estive por lá duas vezes e sigo sonhando com a terceira, quarta, quinta...
Clara Azeredo para a coluna Bolsa de Viagem
Encontre-a no Instagram: @claraazeredo