Uma música favorita pode despertar memórias positivas, melhorar o seu humor e criar um ambiente relaxante. E a música também pode ser uma ferramenta valiosa para apoiar a sua saúde, especialmente quando ouvida em situações específicas.
“Se você precisa relaxar, aumentar a sua energia, melhorar o seu pensamento ou apenas se motivar para o dia, a música pode fornecer suporte extra quando você mais precisa”, afirma Marisabelle Diaz-Falcon, musicoterapeuta do Massachusetts General Hospital, afiliado à Harvard.
Os cientistas descobriram que escutar música pode estimular várias regiões do cérebro que afetam a maneira como você pensa e se move. “Dependendo das suas necessidades, o tipo de música escolhida pode melhorar o seu estado emocional e a sua saúde geral”, complementa Diaz-Falcon.
Aqui estão algumas maneiras de explorar o poder da música e como as músicas “certas” podem manter a sua saúde em bom ritmo.
Durante o exercício
Temendo um treino? Tendo problemas para se manter motivado? Aumente o volume de uma música em ritmo acelerado. Uma pesquisa na edição de novembro de 2019 da Psychology of Sport and Exercise descobriu que músicas animadas podem fazer um treino rigoroso parecer menos desafiador e mais agradável.
No estudo, os participantes realizaram três rotinas de 10 minutos de treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT), o que significa que se exercitaram em alto nível seguido por um breve período de descanso e depois repetiram o ciclo. Em cada treino, ou escutaram música motivacional em ritmo acelerado ou um podcast ou nada. Os praticantes do grupo de música em ritmo acelerado relataram gostar mais do treino HIIT do que os dos outros dois grupos. Eles também fizeram os treinos com maior intensidade.
Os pesquisadores especularam que a música em ritmo acelerado altera os ritmos biológicos naturais do corpo – você aumenta seu ritmo e frequência cardíaca para combinar com o ritmo da música.
Dessa forma, a música oferece um impulso físico extra, muito oportuno quando você se sente desmotivado ou cansado. Outra pesquisa mostrou que escutar música em ritmo acelerado reduz o esforço percebido, o que significa que parece que o exercício exige menos esforço.
Antes de um procedimento médico
Da próxima vez que você estiver nervoso com um procedimento médico, escute algumas músicas.
Uma análise de 72 ensaios envolvendo quase 7.000 pacientes, publicada na edição de 24 de outubro de 2015 da Lancet, descobriu que os pacientes que escutaram música antes, durante e após a cirurgia relataram menos dor pós-operatória e menos necessidade de medicação para dor. Estudos anteriores descobriram que escutar música antes e durante um procedimento no consultório, como uma biópsia ou um trabalho odontológico, reduzia os níveis de ansiedade das pessoas.
A música produz um efeito calmante ao estimular a região de prazer do cérebro, estimulando a liberação de substâncias químicas como a dopamina e a endorfina, que aliviam a dor, e a serotonina, que acalma o humor. Mas o que você escolhe escutar é importante – certifique-se de escolher músicas que você gosta e que conhece. As pessoas respondem melhor à música familiar, de acordo com Diaz-Falcon.
“Melodias previsíveis podem promover sentimentos de controle e calma”, relata ela. “Muitas músicas familiares também têm um componente emocional porque estão associadas a uma memória positiva.”
Ao acordar
A música serve há muito tempo como um auxílio para dormir, mas também pode ajudar a acordar. De fato, acordar com uma música agradável em vez de um alarme estridente pode reduzir o torpor matinal e melhorar o estado de alerta, sugere um estudo publicado em janeiro de 2020 no PLoS One.
Defina o alarme do seu smartphone para tocar sons suaves e harmônicos ou uma melodia suave.
Para se concentrar
Muitos estudos mostraram que estudantes universitários que ouvem sons ambientes enquanto estudam têm menos ansiedade, maior concentração e melhores resultados nos testes. (Os sons do ambiente incluem sons da natureza e música instrumental suave, como violões, piano e tons eletrônicos.)
De acordo com Diaz-Falcon, esses sons funcionam porque oferecem um ritmo constante, sem mudanças de ritmo repentinas ou perturbadoras: “Isso proporciona um ambiente calmo, bloqueando distrações que podem interferir no seu processo de pensamento. Acredita-se também que a música ambiente ative áreas do cérebro responsáveis pelo pensamento analítico e pela criatividade, além de aumentar a capacidade do cérebro de absorver e reter informações”. Experimente sons ambientes na próxima vez que enfrentar uma tarefa complexa.
Matéria da Dra. Silvana Lins feita em parceria com a Essentia Pharma
Encontre-a no Instagram: @drasilvanalins