top of page

Destino pelo Brasil: Jalapão – Tocantins



Natureza exuberante! Como é bom estar em constante sintonia com a “Mãe Natureza”! O meu destino imperdível escolhido foi o Parque Estadual do Jalapão, em Tocantins. Uma viagem de muita aventura e ecoturismo. A viagem foi inesquecível e vou compartilhar tudo com vocês. O Jalapão é aquele lugar aonde você chega e se pergunta: que lugar é esse?! Nunca vi nada igual!

“Viver é estar em constante aprendizado. Viva sem bloqueios, sem limites, e permita-se viver o novo.”

Onde fica e como se chega?


Localizada no extremo leste do Tocantins, divisa com a Bahia, o Maranhão e o Piauí. Os municípios de Ponte Alta, Mateiros e São Félix formam a região onde estão concentrados os principais pontos turísticos do Jalapão.


A forma mais fácil de chegar lá é pegando um voo até Palmas, capital do Tocantins, e de lá contratar uma agência de turismo que faz expedições no Jalapão. Você também tem a opção de fazer a sua expedição por conta própria e alugar um carro 4×4 em Palmas. Optei por contratar uma agência de turismo receptivo na região, pois acho mais seguro e podemos aproveitar com bastante tranquilidade e comodidade toda a aventura. A principal via de acesso, a partir de Palmas, é a TO-030, até Santa Tereza do Tocantins, e depois a TO-130, até Ponte Alta.


Seguindo viagem a partir dali por estrada de terra. Da janela do carro, é gratificante ver as paisagens e ao mesmo tempo agradecer por essa oportunidade.


Um destino que já estava na minha lista de viagens, como sou completamente apaixonada por destinos de aventura, e nisso o nosso Brasil dá um show! “Turistar” pelo Jalapão é desbravar belezas naturais pouco vistas, é viver dias intensos junto à natureza.


Cercado por paisagens espetaculares e muitos atrativos naturais — como cachoeiras, cânions, dunas, nascentes, rios, pedra furada, inúmeros fervedouros, muita vegetação —, tive o prazer de visitar uma comunidade quilombola riquíssima em sua história e cultura.

Não espere encontrar luxuosos hotéis, pousadas ou restaurantes; tudo é muito simples, e gostoso mesmo é curtir toda essa energia pura e rústica que o Jalapão transmite.

“O que mais me fascina nas minhas aventuras pelo Brasil é poder contemplar toda essa riqueza que somente a natureza propõe.”

Gosto de lugares assim, que me deixam à vontade, sem muitas preocupações com nada. O traje é se vestir do que a natureza compõe. Aqui o ideal é esquecer o agito das grandes cidades e mergulhar nessa viagem de corpo e alma. Vivenciei a perfeita paz e harmonia com a minha saúde mental e meu bem-estar, mergulhei nas águas límpidas dos fervedouros, apreciei as formações rochosas da chapada.


O que mais me fascina nas minhas aventuras pelo Brasil é poder contemplar toda essa riqueza que somente a natureza propõe. Essa viagem foi incrível e agregou muito na minha vida em conhecimento, valores, culturas e aprendizados. Convido você a colocar em prática e viajar mais!


No Jalapão, praticamente o turismo acontece durante o dia, e tudo é muito intenso. Prepare-se para gastar muita energia! Aventurar-se em meio ao cerrado dentro de um carro, que, na maior parte do tempo diário, será o seu veículo de transporte utilizado para ter acesso aos atrativos turísticos no parque estadual do Jalapão. Já a noite é muito tranquila, então é para descansar, relaxar, deliciar um maravilhoso jantar feito no fogão à lenha e contemplar o céu estrelado. A culinária simples tem sabor único, preparada com muito carinho; cardápio com peixes, frangos, carnes, saladas e uma pitada de muito amor. Tudo tão saboroso que até hoje fico me perguntando sobre a salada com legumes fresquinhos colhidos ali na hora, isso não tem preço.


O artesanato feito a mão de capim dourado dá formato a várias peças de bijuterias, ímãs de geladeira, bolsas, chapéus, entre outros acessórios. Que qualidade e fino acabamento desses objetos confeccionados ali da varanda de casa!


O roteiro escolhido foi de cinco dias e quatro noites, e deu para aproveitar bastante. O dia já começou com uma visita a três lindas cachoeiras: cachoeira do Escorrega Macaco, cachoeira da Roncadeira e cachoeira do Evilson. Foi um dia tão lindo, com ar puro, eu já senti minhas energias renovadas.


No final da tarde, ao balanço da rede, tirei um belo sono ao som da natureza viva.

O passeio para a lagoa do Japonês, rodeada por grutas, tem um cenário deslumbrante. A travessia é feita de barco, mas você também pode ir nadando ou até mesmo fazendo flutuação. A famosa pedra furada, conhecida por seus paredões gigantes, é uma preciosidade esculpida em formato de janelas para o cerrado e portas para o paraíso.

Essa é aquela viagem que cada atrativo visitado tem o seu valor especial. Quanto às belezas, são totalmente diferentes, porém de tirar o fôlego. Os cânions Sussuapara já encantam quem passa por eles; são muito preservados, arborizados e rodeados de lindas vegetações naturais, e sua fauna é riquíssima.


Quem disse que o Jalapão não tem praia?! A prainha do Rio Novo é aquele lugar para tomar um bom banho e nadar. Uma pequena faixa de areia faz um contraste com o rio deixa o lugar ainda mais charmoso. A caminho do pôr do sol, que tal fazer um pedido para a realização de um sonho na árvore dos desejos? Sim, é possível! Ali pude fazer meu pedido amarrando as fitinhas e registrar esse momento tão especial. E, para finalizar esse dia, o por do sol nas dunas, com três tons de cores indescritíveis, ganhou destaque e reflexo nas águas do rio que ali deságuam.


Seguindo viagem pela estrada, chegamos à cachoeira do Formiga. Maravilhosa para banhos e fazer também mergulho com snorkel, é possível ver vários peixinhos coloridos. E toda a ansiedade para conhecer os fervedouros? Foram eles o principal motivo que me fez viajar para o Jalapão. Desde a primeira vez que vi uma foto desse atrativo, fiquei sem palavras e fui pesquisar sobre o destino.


É assim que reage a maioria das pessoas ao ver imagens dos fervedouros, como se dá a formação natural daquele lugar. Comigo não foi diferente e já fui planejando tudo para tirar essa viagem dos sonhos do papel. O interessante é que cada fervedouro tem uma beleza distinta um do outro; ao total, conheci seis deles. Têm temperatura agradável e águas tão cristalinas, um cenário perfeito e convidativo para um belo mergulho e a sensação de sonho realizado.


Viver é estar em constante aprendizado. Viva sem bloqueios, sem limites, e permita-se viver o novo. Foi nessa viagem que encontrei a minha identidade tão singela junto ao que mais amo: a Natureza.


Matéria de Vivi Aventuras para a coluna bolsa de viagem

Encontre-a no Instagram @aventuras.vr


bottom of page