Lá em maio deste ano, eu fiz um texto em homenagem ao Dia das Mães, vocês lembram? Pois é, então, agora é a vez de homenagear os pais. E o que dizer desta data também tão importante?
Normalmente os filhos veem nos pais um super-herói. Mas eles são apenas homens comuns que fazem o melhor para verem seus filhos felizes e bem encaminhados na vida. Querem dar para seus filhos uma vida melhor do que eles mesmos tiveram. E mesmo não sendo um super-herói de verdade, no final muitos acabam sendo. Bem, pelo menos o meu é! E o seu?
Independentemente de qualquer relação afetiva, um pai sempre será o pai, que deveria acompanhar o desenvolvimento do seu filho e fazer parte da vida dele. Ser pai, não deve ser fácil, requer disponibilidade, dedicação, carinho e muito amor. Mas não tenho dúvida que a relação de afeto construída entre eles, ao longo do tempo, é imensurável e única. Tudo vale a pena!
Mas nem todos os pais aceitam a paternidade, talvez por medo ou por outras razões. E a estes “pais” fica meu sentimento de tristeza por não terem experimentado a dádiva deste afeto. Por outro lado, tem pais que são pai e mãe ao mesmo tempo, e mães que também são pais. E outros ainda, que se dedicam e se realizam em criar e ajudar filhos de outros e assim se tornam verdadeiros “pais de coração”. A estes pais dedico minha profunda admiração.
Pensando nesta troca de afeto, posso dizer que vale muito cada momento que passo junto com o meu pai. Ele é um amigão para todas as horas, ele é um parceiro para viagens, aventuras, assistir um bom filme tanto em casa como no cinema, tomar um bom vinho e comer um chocolate. Uma das aventuras mais bacanas que fiz com ele foi um mergulho amador em mar aberto, com cilindros de oxigênio. Foi muito bom, amei! Pretendo fazer mais vezes.
Meu pai sempre participou do meu desenvolvimento, ele me ajudou na disciplina de espanhol e na de inglês. Há poucos anos fizemos um curso de inglês, juntos, assim podíamos praticar o que aprendíamos. Em outro momento fizemos juntos, o curso de Eneagrama, um curso de autoconhecimento que serviu para eu me conhecer melhor.
Ele é um pai responsável, dedicado e muitas vezes brincalhão. Ah, sua criatividade é outra qualidade. Para mim, ele é o melhor, e não troco por nenhum outro, mesmo sabendo que em muitos momentos temos opiniões diferentes. O importante é ter ele por perto, ter seu amor, carinho e parceria. Eu amo o meu pai!
Minha mãe sempre conta que uma das minhas primeiras palavras foi em um Dia das Mães, mas a palavra foi “papai”. Ela diz que neste dia sentiu uma mistura de sentimentos, feliz por eu estar começando a falar e ter feito isto num dias das mães, mas também uma pontinha de ciúmes por eu ter dito “papai” antes de “mãe.” E meu pai sempre pisca o olho pra mim quando ela conta esta história.
Uma das coisas mais legais e bacanas que eu vejo no meu pai é que sempre pude contar com ele. Sempre mesmo, não importa o que aconteça. Às vezes discutimos e acabamos nos desentendendo. Mas depois de um tempo tudo volta ao normal, e o amor de pai e filha com certeza só aumenta. Um amor incondicional que nunca acaba.
Quando eu fico doente ou quando não me sinto bem, além da mãe o meu pai também me cuida. E assim como ele cuida de mim, eu também cuido dele. Quando ele fica gripado eu sempre faço um chá de limão com mel, e ele adora. Eu gosto de cuidar dele e fico rezando até ele ficar bem.
Diário, quero te contar que eu tenho um pai dedicado, amoroso e esforçado. E agradeço a Deus por tê-lo ao meu lado!
Para o meu pai:
Pai, já passamos por tantos momentos e situações juntos que fica difícil decidir aqui em poucas palavras o que realmente quero te dizer. Mas algo que não posso deixar de dizer é que amo ter você por perto e saber que sempre posso contar contigo. Você é meu pai, um amigão para todos os momentos. Mesmo discordando em muitas situações e ficando triste um com o outro, não faz mal. Faz parte da vida e do nosso crescimento. Até porque, sabemos que depois de um tempo tudo vai se resolver.
Obrigada, pai! Por ter um papel tão importante e fundamental na formação do meu caráter, por estar me educando com amor e compreensão, e por ser um grande parceiro nas minhas aventuras e na realização dos meus sonhos!
A todos os pais que com amor e dedicação educam seus filhos para se tornarem seres humanos melhores, eu desejo “Um feliz e abençoado dia dos pais”.
Fernanda Machado para a coluna Páginas do meu diário
Encontre-a no Instagram @fefe.smachado