Quando uma dor de cabeça forte ataca, a única coisa que você deseja é o seu fim. A dor latejante pode ser debilitante e resultar na perda de compromissos, trabalho ou tempo com a família e amigos.
Independentemente de você estar propenso a enxaquecas, dores de cabeça tensionais ou dores de cabeça em salvas, você pode reduzir a frequência identificando o que as provoca. Aqui estão os gatilhos mais comuns para cada um desses tipos de dores de cabeça:
1. Estresse
O estresse pode tensionar os músculos dos ombros e do pescoço, o que muitas vezes leva a dores de cabeça tensionais. “Acredita-se que comece nos músculos. Quando as dores de cabeça tensionais se tornam frequentes, a dor nos músculos do ombro e do pescoço é sentida pelo cérebro como dor na cabeça”, explica o Dr. Sait Ashina, neurologista especializado em tratamento de dor de cabeça no Beth Israel Deaconess Medical Center, afiliado à Harvard. O estresse também é um gatilho comum para enxaquecas.
2. Dieta
A própria fome pode desencadear uma enxaqueca ou dor de cabeça tensional. Mas comer certos alimentos também pode desencadeá-las. Pode ser apenas um tipo de alimento – como feijão ou oleaginosas – ou muitos alimentos, como abacate, banana, queijo, chocolate, frutas cítricas, arenque, laticínios e cebola. “Alimentos processados com nitritos, nitratos, corantes alimentícios amarelos ou glutamato monossódico podem ser especialmente problemáticos”, observa o Dr. Ashina.
3. Ingestão de álcool
O álcool é uma causa comum de enxaqueca e dores de cabeça. Para algumas pessoas, alguns mililitros de vinho tinto são suficientes para provocar uma dor de cabeça, embora qualquer tipo de álcool possa atuar como um gatilho. Não está claro se o álcool em si é o único culpado ou se outro componente da bebida causa o problema.
4. Meio Ambiente
Fatores ambientais como luz forte, fumaça, umidade, aromas intensos ou clima frio estão associados à enxaqueca.
“As dores de cabeça parecem ser sazonais e geralmente acontecem na primavera ou no outono”, relata o Dr. Ashina. “É algo no ambiente, mas ainda não podemos dizer exatamente o quê.”
5. Hormônios
Alterações nos níveis de estrogênio estão associadas a enxaquecas em mulheres, e as mulheres sofrem de enxaqueca com mais frequência do que os homens. Os ciclos menstruais podem estar ligados à enxaqueca em mulheres mais jovens. A variação dos níveis de estrogênio durante a perimenopausa às vezes pode iniciar enxaquecas em mulheres que nunca as experimentaram antes. A terapia com estrogênio também pode ser um gatilho para a enxaqueca. A menopausa parece cessar as enxaquecas na maioria das mulheres.
6. Retirada da cafeína
Se você normalmente consome cafeína através de café ou chá, interromper a sua ingestão abruptamente pode desencadear uma enxaqueca. Isso pode ocorrer porque a cafeína faz com que os vasos sanguíneos se contraiam; sem cafeína, os vasos sanguíneos se alargam e incham a cada batimento cardíaco – a principal razão para a dor lancinante das enxaquecas.
7. Falta de sono
A falta de sono está associada a enxaquecas e dores de cabeça tensionais. “Não sabemos a causa, mas sabemos que há uma correlação e que o sono pode levar ao alívio da dor. Às vezes as pessoas se sentem melhor depois de tirar uma soneca”, diz o Dr. Ashina.
Qual o tipo de dor de cabeça que você sente?
Aqui estão três tipos comuns de dores de cabeça e seus sintomas:
Cefaleia tensional. A dor geralmente começa no pescoço e nas costas e sobe, parecendo como uma faixa apertada em volta da cabeça. Muitas vezes desaparece com o repouso.
Enxaqueca. A dor geralmente começa em um lado da cabeça, lateja ou pesa, e o torna sensível à luz e ao som. Pode causar náuseas. Uma enxaqueca pode durar horas ou dias.
Cefaleia em salvas. Uma dor de cabeça em salvas parece uma dor lancinante no olho. Pode causar lacrimejamento ou vermelhidão nos olhos, coriza ou congestão nasal. Pode durar alguns minutos ou horas, ir embora e voltar várias vezes ao dia. Esse tipo pode ocorrer por meses, desaparecer e reaparecer muito tempo depois.
O que você pode fazer
Compreender seus gatilhos de dor de cabeça pode ajudá-lo a evitá-las no futuro. Mas identificar os gatilhos pode ser complicado, especialmente se você tiver mais de um (como vários tipos de alimentos). O dr. Ashina recomenda manter um diário para anotar o dia, hora, sintomas e circunstâncias que cercam uma dor de cabeça (O que você comeu? Onde aconteceu?).
Se evitar os gatilhos não for suficiente para afastar as dores de cabeça, converse com seu médico.
Existem muitos tratamentos (medicamentos, acupuntura, meditação, biofeedback, terapia de relaxamento) que podem ajudar a reduzir a frequência da dor.
E você precisará dar um passo adiante: “Certifique-se de dormir o suficiente, fazer exercícios, ter uma dieta saudável, limitar a ingestão de álcool e reduzir o estresse”, recomenda o Dr. Ashina. “As dores de cabeça são uma condição de hipersensibilidade, então você precisa de equilíbrio em seu sistema para combater os gatilhos.”
Matéria da Dra. Silvana Lins feita em parceria com a Essentia Pharma
Encontre-a no Instagram: @drasilvanalins