top of page

Formosa, GO

Vem comigo descobrir as belezas de Formosa, GO!



Você já ouviu falar em Formosa? Ainda não? Então prepare-se para conhecer um lugar abençoado pela natureza, com muitas trilhas, cachoeiras, poços de águas cristalinas, grutas, rampas de voo livre e ainda sítios arqueológicos. Aquele tipo de destino que todo amante do ecoturismo deve conhecer, vai por mim!!


Formosa é um município brasileiro localizado no estado de Goiás, situado a 80 km de Brasília/DF e a 282 km de Goiânia, capital do estado de Goiás. Como fica relativamente perto da Chapada dos Veadeiros – outro destino de ecoturismo em Goiás - é super possível fazer os dois lugares em uma mesma viagem. Para quem vai de avião, o aeroporto mais próximo é o de Brasília. De lá, dá pra seguir até Formosa de carro alugado ou de ônibus.

Eu conheci Formosa em 2019 com um grupo de amigos e passamos por lá 4 dias inteiros de muita aventura, desbravando os principais pontos turísticos do lugar. Vou listar aqui quais foram esses atrativos e já garanto que - tenho certeza!! - muitas de vocês ficarão tentadas a conhecer esse paraíso também.


A primeira atração visitada foi o Parque Ecobocaina, um complexo de preservação ambiental com muitas trilhas, cachoeiras, rios, poços e mirantes. Dentro do Ecobocaina existem várias trilhas diferentes e cada uma delas levam a atrativos diferentes. A trilha que fiz foi a "Encontro das Águas", onde visitamos o Poço do Noel, a Cachoeira dos Reis Magos e a Cachoeira da Palmeira. Em todos esses pontos senti uma energia muito boa e revitalizante, aquele tipo de lugar onde a gente sente muita paz.


O segundo atrativo visitado - e o que eu, particularmente, mais gostei - foi o Bisnau Ecoturismo. Nada no mundo poderia me preparar pro que eu iria encontrar naquele lugar. O Bisnau Ecoturismo é um paraíso de 3.000 hectares de cerrado vivo e totalmente preservado. O local oferece vários tipos de atrativos como trilhas, poços de águas verdes cristalinas, cachoeiras, prática de rapel, voo livre e ainda um sítio arqueológico que conta com gravuras rupestres que possuem entre 4 e 10 mil anos!! Pensem em quanta riqueza histórica que esse lugar tem, hein.. É simplesmente apaixonante!


Por lá eu conheci os Poços Esmeralda e Cânions, dois poços de águas verdes cristalinas, um tom que ainda não tinha visto em nenhum outro poço ou cachoeira. O segundo poço - o Poço Cânion - principalmente, quase me fez cair pra trás de tanta emoção. Nesse poço, ao contrário do primeiro, a gente chega por cima e por isso ele se torna tão impactante. A cor da água é impossivelmente verde, cercada por um paredão rochoso que dá uma vibe mística ao lugar e o local ainda conta com uma vegetação majestosa. Sério, dos lugares mais lindos que já vi!



Outro atrativo que amei conhecer e que acabou se tornando um grande desafio pra mim foi o Parque Ecológico Chapada Indaiá. Cito esse grande desafio, pois foi nesse dia que fiz a trilha mais desafiadora da minha vida até hoje. O Parque Chapada Indaiá é mais um paraíso preservado de Formosa que conta com 7 quedas, não cheguei a passar por todas, mas as que conheci foram bem especiais.

A primeira delas foi a Cachoeira do Espanhol, seguida da Cachoeira do Indaiá, que dá nome ao atrativo. Sobre a famosa Cachoeira do Indaiá, ela é lindíssima mesmo e merece a fama que tem. A queda fica exatamente no meio de um imenso paredão rochoso e o poço que se forma abaixo dela é uma delícia pra se banhar. Atualmente existe uma corda que delimita a passagem, avisando que a partir dali já fica mais fundo e consequentemente mais perigoso, mas se a pessoa souber nadar dá pra ir mais adiante até umas pedras que ficam bem próximas da queda.


Dali seguimos para a terceira e última cachoeira do roteiro e foi ali que começou o meu desafio. Apesar de já ter feito algumas trilhas ao longo da vida, não me considero nenhuma expert no assunto… por isso, que foi tão sofrido chegar na Cachoeira Véu de Noiva. Só para vocês entenderem, foram cerca de 2 km de trilha entre subidas e descidas, pulando e subindo pedras, me agarrando em vários troncos e galhos pelo caminho, levando muitos escorregões em certos trechos e com certeza muitos pingos de suor. O trecho final é ainda mais esgotante, pois é só descida e num caminho bem complicado. Mas só de ouvir o som da queda cada vez mais alto e forte, eu me enchia de coragem e determinação pra chegar logo.


E enfim chegamos! E como foi maravilhoso chegar lá depois de tanta sofrência e dar de cara com mais uma cachoeira linda nessa viagem. A cachoeira Véu de Noiva tem uma beleza estonteante e fascinante, com certeza vale o sacrifício! Mas atenção: trilha totalmente indicada apenas para quem tem o mínimo de preparo físico por conta do nível de dificuldade.

E então chegamos no último dia da viagem, mas lógico que não iríamos embora sem antes conhecer o maior cartão-postal da cidade: o Salto do Itiquira. Do alto de seus 168 m de pura formosura – sendo uma das maiores quedas do país – o Salto do Itiquira já recebeu o título de “maior queda d’água acessível do Brasil”. Isso porque a estrada que leva até ele é toda asfaltada e também porque dentro do Parque Municipal do Itiquira as trilhas são todas pavimentadas e em linha reta, de modo que pessoas de todas as idades e até com deficiências físicas podem contemplar essa belezura sem a menor dificuldade.


Lá dentro o parque é uma delícia, com poços para banho, estacionamento, restaurante, banheiros e bebedouros espalhados. O local é super agradável e por isso mesmo, aliado ao seu fácil acesso, é possível perceber que muitas famílias o procuram para passar o dia. Mas é lógico que a grande atração mesmo do local é o Salto do Itiquira. A força da água é tão tremenda, que à medida que vamos nos aproximando dela já podemos sentir seus respingos. E exatamente por conta da força da queda, que é proibido tomar banho no poço que se forma abaixo da cachoeira, sendo possível entrar apenas nos poços menores que ficam abaixo dela. Como eu fui de roupa fiquei apenas contemplando mesmo e tirando muitas fotos com ela de fundo. Dica: tem uma pedra que fica ao lado da placa e de onde é possível ter um ângulo privilegiado.


E assim finalizei mais uma viagem incrível pelo nosso Brasilzão, de onde voltei pra casa trazendo na mala memórias de lugares lindos, muitas risadas boas e mais uma experiência de vida inesquecível. E aí, será que pelo meu relato consegui despertar em você o desejo de se aventurar mais pelas belezas do nosso país? Te garanto que Formosa no lindo estado de Goiás vai fazer você se apaixonar!


Clara Azeredo para a coluna Bolsa de Viagem

Encontre-a no Instagram: @claraazeredo







bottom of page