Frontal, Rivotril, Xanax e outros benzodiazepínicos usados para tratar ansiedade são o assunto de um importante documentário americano (Take Your Pills: Xanax).
Eu não sou contra medicação, mas não posso deixar de me questionar, o quanto a nossa sociedade produz ansiedade e a forma como estamos lidando com ela.
Benzodiazepínicos não são água com açúcar, eles envolvem importantes efeitos colaterais e são potencialmente viciantes se usados a longo prazo e em doses elevadas.
Nos EUA vem se observando uma grande onda de pessoas viciadas em benzodiazepinicos assim como houve uma onda terrível com os opióides. O interrssante é que os opióides anestesiam as dores físicas, e os benzodiazepínicos, as dores emocionais. Isso nos mostra que como sociedade, não estamos dando conta! Estamos produzindo mais dores do que suportamos.
A frase “a diferença entre a droga e o veneno, é a dose” é sempre perfeita e cabe aqui como uma luva.
Quando prescritos por um médico psiquiatra consciente, perfeito! Nunca, jamais se automedique com remédios psiquiátricos!
a diferença entre a droga e o veneno, é a dose
E mais, se você tem a necessidade de um remédio psiquiátrico, não se apoie apenas nisso, faça algum tipo de psicoterapia, mude seu estilo de vida, invista em relações saudáveis, durma bem, faça exercícios físicos e tome um pouco de sol. Só a medicação raramente é suficiente, a médio e longo prazo.
Estamos vivendo uma epidemia de doenças mentais, e precisamos nos perguntar como é a melhor forma de sermos tanto proativos, quanto reativos em relação à saude mental.
Você ja assistiu?
Fabi Guntovitch para as colunas Psicanalista da MS e Sociedade
Encontre-a no Instagram: @fabianaguntovitch
2022 | Classificação etária:A14 | 1h 30min | Documentários
Para algumas pessoas, a cura. Para outras, uma maldição. Neste documentário surpreendente, pacientes e especialistas lançam um olhar sobre os ansiolíticos.