top of page

Ilha Grande é apaixonante e eu posso provar


Último destino brasileiro a ser riscado da minha extensa listinha, Ilha Grande me conquistou de todas as maneiras possíveis. Localizada no município de Angra dos Reis, no litoral Sul do Rio de Janeiro, a ilha é considerada Patrimônio Mundial da Unesco e reúne em toda sua extensão cerca de 100 praias, cachoeiras, rios, trilhas, construções históricas e uma rica fauna e flora. Quer saber um pouco mais sobre esse paraíso? Então continue lendo.


Como chegar: Uma informação que pode ser boba para alguns, mas que muita gente acaba tendo dúvidas, é a de que não é possível chegar em Ilha Grande de carro, afinal, trata-se de uma ilha e por isso o único meio de transporte são os barcos. Existem três lugares de onde os barcos saem com destino à ilha, são eles: Angra dos Reis, Conceição de Jacareí e Mangaratiba. Há estacionamentos nos três lugares para que você deixe o carro, ou então, caso prefira não se preocupar com isso, é possível pegar transfers saindo direto do Rio.


Onde se hospedar: A Vila do Abraão é a mais procurada pelos turistas, por ser a mais estruturada. Por lá você encontra grande opção de pousadas, hostels, campings e casas para alugar. Além de contar com diversos bares, restaurantes, agências de turismo e lojinhas. Outras vilas que também são procuradas ficam na Enseada de Araçatiba, Praia Vermelha e até na Praia do Aventureiro, uma das praias mais lindas e famosas da ilha.


Porém, leve em consideração que essas últimas são pequenas comunidades, com tudo bem simples e rústico.


"De uma coisa você pode ter certeza: não importa a época escolhida para conhecer ou voltar à Ilha Grande, você certamente sairá de lá morrendo de amores e com a energia lá em cima."

O que fazer: Aqui já adianto que será bem difícil conhecer tudo da ilha em uma única viagem, pois assim como o próprio nome diz, a Ilha Grande é grande mesmo. Portanto, é uma boa ideia fazer um planejamento antecipado do que deseja ver/fazer por lá, principalmente se estiver indo pela primeira vez.


Um passeio imperdível, por exemplo, é o passeio de barco. Realizados em escunas ou lanchas, é a oportunidade perfeita para você conhecer algumas das praias e ilhas mais incríveis da Região da Costa Verde. Os passeios costumam ter uma duração de 5 a 8 horas e a maioria das agências seguem praticamente os mesmos roteiros, com uma ou outra alteração.


Os três principais passeios de barco da Ilha Grande são: o Volta à Ilha, que passa pelas praias Caxadaço, Parnaioca, Aventureiro e Meros, entre outras; o Meia Volta, que não é a metade do Volta à Ilha como alguns podem imaginar, e sim um roteiro totalmente diferente, que passa pelas belíssimas Lagoa Azul e Lagoa Verde, além de outras igualmente lindas; e o Ilhas Paradisíacas, que na verdade passa por algumas praias e ilhas de Angra dos Reis - como a Praia do Dentista e as ilhas Cataguases e Botinas.


Outra praia que também se chega de barco - a não ser que você tope fazer uma trilha de aproximadamente 4 horas - é a Praia de Lopes Mendes, considerada uma das mais lindas do Brasil e do mundo. A praia possui 3 km de extensão, areias branquinhas e finas, e um mar com ondas que costuma ser violento em algumas partes, motivo esse que atrai um bom número de surfistas por lá.


"Portanto, é uma boa ideia fazer um planejamento antecipado do que deseja ver/fazer por lá, principalmente se estiver indo pela primeira vez."

Para quem curte uma aventura, Ilha Grande também possui diversas trilhas. As trilhas são nomeadas e cada uma contempla uma determinada área ou região. A T01 por exemplo é de nível fácil, fica à esquerda da Vila do Abraão e passa pelas praias Preta e do Galego, o Poção, o Aqueduto e as Ruínas de Lazareto. Já a T10, também de nível fácil, fica pro lado direito da Vila do Abraão e passa pela Praia da Júlia, Praia da Bica, Praia Comprida, Praia da Crena e Praia de Abraãozinho. Já outras trilhas, como a T14 e T15, possuem um nível de dificuldade maior, sendo recomendado a presença de guias.


E já que falamos de trilhas, vale mencionar também algumas cachoeiras da ilha. Uma das mais famosas é a Cachoeira da Feiticeira, com 15 metros de altura e uma piscina natural perfeita para banho. Já a Cachoeira dos Escravos, também conhecida como Poção (que faz parte da trilha T01 citada acima), possui 6 metros e uma água bem clarinha.


Ilha Grande ainda possui outras atrações não tão tradicionais, mas que podem te interessar. A Gruta do Acaiá é uma delas. Possuindo cerca de 30 metros de largura e 1 metro de altura, e estando a aproximadamente 8 metros abaixo do nível do mar, o local possui uma fenda por onde a água do mar tem acesso a um salão subterrâneo. A luz solar propagada na água forma o fenômeno da fluorescência, que junto com a escuridão total forma uma névoa verde turquesa com pontos piscantes e brilhantes como se fossem diamantes. Dessa vez esse passeio ficou de fora do meu roteiro, mas numa próxima oportunidade com certeza tentarei ir. Imagina quão lindo deve ser esse espetáculo da natureza, concordam?


Para finalizar, mas não menos importante, é sempre bom saber qual a melhor época para ir à Ilha Grande. De um modo geral, a previsão do tempo na ilha é bem imprevisível. Tenha em mente que durante sua estadia, é possível pegar pelo menos um dia de chuvas. No inverno o tempo costuma ser mais seco, sendo maio, junho e julho os melhores meses. Como esse período contempla a baixa temporada - com exceção das férias de julho -, os preços de passeios, hospedagens e restaurantes sofrem uma queda considerável e a ilha consequentemente fica mais vazia e tranquila.


Já durante a alta temporada, que vai de dezembro a março, as chuvas se tornam mais frequentes e tudo sobe de valor. Porém, todos os moradores da ilha são unânimes em dizer que não tem vibe melhor do que a do verão. A ilha fica super agitada, as ruas lotadas, muitos turistas gringos e altas festas.


De uma coisa você pode ter certeza: não importa a época escolhida para conhecer ou voltar à Ilha Grande, você certamente sairá de lá morrendo de amores e com a energia lá em cima. O clima de vila com belas praias, ruas de areia, centrinho fofo com vários restaurantes na beira do mar, aquele pôr do sol de cinema, tudo isso transforma a ilha em um lugar difícil de ser esquecido. Você com certeza sairá de lá já planejando voltar, seja para fazer o que ficou de fora dessa vez ou apenas para curtir um dos lugares mais gostosos do Brasil.


E aí, animaram meninas?


Encontre-a no Instagram @claraazeredo


bottom of page