top of page

Lençóis Maranhenses



Dunas, lagoas e um pôr do sol pra ninguém botar defeito.


Destino famoso por suas dunas e lagoas e reconhecido por ter uma das paisagens mais impressionantes do planeta, os Lençóis Maranhenses realmente conquistam, arrebatam e tiram o fôlego. É aquele típico lugar que palavras não são suficientes para explicar, é preciso ir e ver com os próprios olhos.


Localizados no Nordeste brasileiro, no estado do Maranhão, o jeito mais prático de se chegar até lá é desembarcando na capital maranhense São Luís, que fica a cerca de 260km de distância. Esse trajeto pode ser feito através de transfer de empresas, ônibus público ou alugando um carro. Uma dúvida que a maioria dos viajantes encontram ao ir para os Lençóis, é decidir onde montar base, já que a região possui três cidades com acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.


São elas: Barreirinhas, Atins e Santo Amaro.


Falando de forma bem resumida, as principais diferenças entre elas são as seguintes: Barreirinhas é a mais estruturada das três, com mais opções de hospedagens, restaurantes e agências de passeios. É lá também onde você encontra a maior diversidade de passeios, entre eles os famosos circuitos da Lagoa Azul e Lagoa Bonita, e também o incrível sobrevoo no Parque Nacional. Atins é um povoado bem roots com ruas de areia, um lugar pra quem quer se desconectar totalmente. Vem ganhando cada vez mais visitantes nos últimos anos, principalmente turistas estrangeiros praticantes de kitesurf, que descobriram os altos ventos do pequeno povoado.  Uma coisa bem legal de Atins é que além das lagoas, lá também tem praias, o que confere um visual diferenciado das outras duas opções.  Já Santo Amaro também é um povoado bem pequeno e bastante rústico, que pouco a pouco vem aumentando sua fama entre os visitantes, que garantem que lá é onde ficam as lagoas mais bonitas e vazias.

Se você tem vontade de conhecer os Lençóis Maranhenses, um ponto muito importante a se considerar é a época certa de ir pra lá. O ideal é ir logo após a temporada de chuvas, que costuma ocorrer de janeiro a junho, que é quando as lagoas ficam cheias, alcançando o seu auge de beleza entre os meses de junho e agosto. A partir de setembro as lagoas já começam a secar, o que quer dizer que no verão elas ficam completamente vazias, com exceção de algumas poucas lagoas que são perenes.


Pra quem tem dúvidas de quantos dias são necessários pra se conhecer os Lençóis, isso vai depender bastante do quanto você deseja conhecer da região. Caso queira ficar apenas por Barreirinhas, que é a principal cidade-base entre as três, 4 dias são suficientes para fazer os principais passeios. Já se deseja conhecer também Atins e Santo Amaro, dividindo a estadia entre elas, uma semana seria completamente perfeito.


E por falar em perfeição, precisamos falar do quão perfeitos são os Lençóis Maranhenses. Eu arriscaria dizer que é, definitivamente, um dos destinos mais lindos que já conheci. Lembro perfeitamente de quando meus olhos pousaram pela primeira vez sobre aquelas dunas e senti naquele momento um arrepio que percorreu todo o meu corpo, fazendo brotar lágrimas dos meus olhos. A mistura de dunas infinitas, lagoas de águas cristalinas e o barulho suave do vento nos nossos ouvidos, faz aquela cena se tornar irreal, até finalmente cair nossa ficha de que estamos realmente ali.


À medida que vamos caminhando pela areia e cruzando as diversas lagoas, um cenário cada vez mais autêntico e deslumbrante vai se descortinando aos nossos olhos. Ao contrário do que possa imaginar, a caminhada não é cansativa, visto que a areia além de fria também é fofa e macia. Mas melhor ainda é quando avistamos lá do alto mais uma incrível lagoa pelo caminho e podemos enfim mergulhar naquelas águas translúcidas e de temperatura agradável. Se tiver coragem, não deixe de se jogar de cabeça, a sensação é indescritível.


Ainda sobre as lagoas, não se prenda a nomes famosos que porventura já tenha ouvido falar, como as já citadas Lagoa Azul e Lagoa Bonita. A cada ano novas lagoas se formam, ao passo que outras deixam de existir. Muitas nem nome possuem, mas são tão lindas quanto aquelas mais famosas.

“A cena do sol se escondendo por entre as dunas e lagoas e deixando o céu cada vez mais alaranjado, é simplesmente surreal.”

Mas é claro que não podemos deixar de exaltar as lagoas Azul e Bonita, que são de fato as mais conhecidas do Parque Nacional. Aliás, aí vai uma dica: se possível, deixe para conhecê-las em dias separados ao invés de fazer os dois circuitos em um mesmo dia. Ambas são lindas, mas possuem cada uma a sua particularidade. E apesar da caminhada pela areia não ser cansativa, leve em consideração que o sol nordestino castiga. Portanto, nada como fazer tudo sem pressa e em seu devido tempo, apreciando detalhadamente cada mínimo pedacinho desse paraíso.


Outra dica que não posso deixar de dar, é: não deixe de assistir ao espetáculo do pôr do sol nos Lençóis Maranhenses. A cena do sol se escondendo por entre as dunas e lagoas e deixando o céu cada vez mais alaranjado, é simplesmente surreal. Daqueles momentos que a gente jamais esquece e sempre relembra com um certo brilho no olhar e um calorzinho no coração.


Você, mulher, que gosta de valorizar destinos autenticamente brasileiros e que possuem uma vibe diferente, considere agora mesmo visitar os Lençóis. Seja sozinha ou acompanhada, garanto que será um destino difícil de ser esquecido. O povo maranhense, assim como o brasileiro em geral, é bastante receptivo para viajantes solo. Além de que, a maioria dos passeios são feitos em grupo através das agências de turismo, de modo que mesmo sozinha, você sempre terá companhia ao seu lado.


Encontre-a no Instagram @claraazeredo

bottom of page