Acabei de retornar de Pedra Azul no Espírito Santo e preciso dizer o quão apaixonada estou por aquele lugar! Pra quem nunca ouviu falar, Pedra Azul é um vilarejo localizado no município de Domingos Martins, na região conhecida por Montanhas Capixabas.
Muito se fala nas praias maravilhosas do estado, – que realmente são lindas – mas muita gente desconhece esse pedacinho do Espírito Santo repleto de belezas naturais, com rotas super charmosas, pousadas luxuosas e restaurantes aconchegantes.
A grande atração do lugar – e um dos principais cartões postais do estado – é a Pedra Azul, uma formação de granito com 1.822 metros de altitude, localizada dentro do Parque Estadual da Pedra Azul. A pedra possui esse nome pois sua coloração adquire um tom azulado e esverdeado, conforme a movimentação da luz solar.
Como se já não bastasse a beleza estonteante da pedra, a mesma ainda possui mais um ponto interessante: grudado nela, fica uma outra pedra menor batizada de Pedra do Lagarto, já que vista de determinados ângulos, temos a impressão de estar vendo um lagarto subindo pela pedra maior.
Outra grande atração do lugar é a famosa Rota do Lagarto, uma estrada charmosíssima de aproximadamente 8km, que circunda a Pedra Azul. Inclusive seu nome vem exatamente daí, pois em praticamente todo o percurso podemos apreciar a Pedra Azul com seu lagarto. O ideal é percorrer essa rota de carro e ir parando nos vários pontos em suas imediações, onde se encontram belas pousadas, restaurantes e cafés, sempre com uma vista para o vale de cair o queixo.
Algumas das principais paradas na Rota do Lagarto são: A Casa do Turista, que fica logo no início da rota, e onde podemos encontrar também um termômetro, o letreiro “Eu Amo Pedra Azul”, além de uma bela vista para a Pedra Azul; saindo dali uma outra parada imperdível é na Pousada Pedra Azul, que é liberada para não hóspedes e possui uma localização privilegiada para a pedra do lagarto, belos jardins e um lago negro que forma um dos cenários mais lindos da região; um pouco mais a frente fica o Portal do Parque Estadual da Pedra Azul, que também tem uma vista linda para a pedra e ainda conta com um café; já no final da rota fica o Quadrado de São Paulinho, um quadrilátero super charmoso e romântico com algumas pousadas, restaurantes, cervejarias e ateliers.
Toda a Rota do Lagarto é extremamente linda, cercada de flores, árvores frondosas e vistas sensacionais para vales lindíssimos. A vontade é de simplesmente parar de dois em dois minutos para apreciar e claro, registrar com a câmera ou celular.
“Cada cantinho da região de Pedra Azul é digna de muitos suspiros. Vale passar um fim de semana por lá e até esticar até outras cidadezinhas próximas.”
Ainda falando do Parque Estadual da Pedra Azul, essa pode ser uma atração imperdível para os mais aventureiros, já que o parque conta com várias trilhas, mirantes e até piscinas naturais. A visitação é gratuita e as trilhas são liberadas, porém há um limite de até 150 pessoas por dia lá dentro e a entrada é por ordem de chegada. Então, principalmente no outono/inverno que é a alta temporada da região, é preciso chegar bem cedinho para garantir sua vaga. O parque funciona de terça a domingo, das 08hs às 17hs.
Agora para quem quiser uma programação mais relax, vale aproveitar os muitos restaurantes, cafés e cervejarias da região. Todos sempre lindos e bem cuidados, e a grande maioria com vista para a Pedra Azul ou vales verdejantes. Como se trata de uma região colonizada por italianos e alemães – que escolheram essa parte do Espírito Santo por ter um clima ameno parecido com os de seus países de origem -, é de se imaginar que eles trouxeram consigo seus traços característicos como a gastronomia deliciosa, ritos e festas culturais e também marcas da arquitetura europeia.
Acredite, cada cantinho da região de Pedra Azul é digna de muitos suspiros. Vale passar um fim de semana por lá e até esticar até outras cidadezinhas próximas, como Venda Nova do Imigrante e Domingos Martins. A época ideal é no outono/inverno, mas mesmo no verão o clima permanece sempre fresco e agradável.
Clara Azeredo para a coluna Bolsa de Viagem
Encontre-a no Instagram @claraazeredo