Pois é meu Diário, estamos no final do ano mais uma vez. Agora é noite e estou na sacada de minha casa olhando para o céu estrelado que parece uma árvore de Natal enfeitada com luzinhas. E logo me veio o pensamento “já é final do ano novamente”. Mais um ciclo que acaba e outro que inicia. Mais um momento de reflexão e celebração.
Que bom que agora, em 2022, as celebrações estão voltando a acontecer. Como eu já comentei em outras oportunidades, eu gosto muito de comemorar os bons momentos da vida. Natal então, nem se fala. Amo! As festas de final do ano são muito especiais, são rodeadas de sentimentos bons e muitos rituais. Parece que existe um clima de mais amor e fraternidade entre as pessoas, não é mesmo?
Para este ano desejo que a magia do Natal, abra nossos corações e que possamos abraçar Jesus Cristo em nossas famílias e em nossos corações. O Natal, acima de tudo é celebrar o nascimento de Jesus, o nascimento do amor mais sublime, e por isso fazemos uma festa especial para comemorar este grande acontecimento. Quando a família se reúne para festejar o Natal parece que fortalecem seus laços de união, de amor e de fé. Natal é um período de renovação, paz, harmonia e, principalmente, amor dentro dos lares. Seja com amigos ou familiares, comemorar esta data é um momento extraordinário.
A troca de presentes é uma forma de carinho e pode ser um momento de solidariedade para com o outro.
Quando tem criança, nestes momentos, tudo parece que fica mais alegre e divertido, pois elas já trazem consigo o amor, a alegria e a inocência. . Para as crianças a chegada do Papai Noel ou a distribuição de presentes é o momento mais esperado do Natal. Mas os adultos também curtem muito a troca de presentes, não
é mesmo?
Você sabia que a origem da tradição de se dar presentes no Natal surgiu em razão dos presentes que os reis magos levaram para o menino Jesus. Baltazar, Belchior e Gaspar levaram ouro, mirra e incenso para Jesus. E em muitos países a troca de presentes não é feita no dia 25 de dezembro e sim no dia 6 de janeiro, dia em que os reis magos entregaram presentes a Jesus.
Mas além da história relatar sobre os três reis magos, existe a história de um bispo que levava presentes para crianças de famílias carentes, e também jogava saquinhos de moedas pelas chaminés de suas casas. Este bispo era São Nicolau, que viveu no século IV, sendo homenageado com um dia próprio, o dia de São Nicolau. O Papai Noel é uma menção a este bispo romano.
Mas, com as adaptações dos hábitos tradicionais, a troca de presentes, principalmente entre os adultos, passa a ser através de brincadeiras, como é o caso dos amigos secretos. Na minha família introduzimos a brincadeira do “amigo secreto ladrão”, e é muito divertido, até as crianças curtem este momento. E você tem o hábito de brincadeiras na festa de Natal? É importante lembrar que os presentes agradam a todos, mas o verdadeiro espírito natalino fica presente através das boas atitudes entre as pessoas, que precisam ser mais compreensivas, respeitosas e amáveis umas com as outras.
Assim como os aniversários, o Natal e o Reveillon são eventos anuais, essa é a graça! Cada um é especial no seu sentido, é até difícil de escolher qual deles eu gosto mais. Já escrevi um pouco de cada um destes momentos em outros textos, mas com certeza chegar ao final do ano é sempre pensar sobre o que aconteceu, mesmo que seja a mesma comemoração, mas as vivências, os sentimentos e as emoções serão diferentes.
Este final de ano me levou a pensar em tudo que aconteceu durante este ano, as conquistas, a superação das dificuldades, os imprevistos e as oportunidades que a vida nos proporciona. Como vocês já sabem, este ano fiz a tão sonhada viagem a Minas Gerais, mas durante o percurso acabei torcendo o pé. Na volta foi necessária fisioterapia neste pé e uma cirurgia no outro pé. Neste tempo aproveitei para me dedicar às minhas leituras, escritas e até dormir um pouquinho mais, afinal sempre temos que ver o lado bom das coisas. Mas o mais marcante deste ano foi a oportunidade de falar sobre o meu lado escritora e sobre o meu livro Taragô para vários alunos dos últimos anos do ensino fundamental. Foi muito lindo e gratificante ver o interesse deles na minha fala, foram muitas perguntas. Foi incrível!
Agora estou aqui refletindo sobre planos para o próximo ano e torcendo por mais oportunidades. Acho que a festa de Reveillon é bem isto, festejamos o encerramento de um ciclo e o início de um novo, com novas oportunidades e desafios.
Que todos os bons sentimentos que o Natal traz preencham nossos corações de coisas boas, trazendo mais alegria e energia para cada dia do próximo Ano. E, ainda, que possamos multiplicar e compartilhar tudo isso com as pessoas que fazem parte de nossas vidas. Feliz Natal e um maravilhoso ano novo!
Fernanda Machado para a coluna Páginas do meu diário
Encontre-a no Instagram @fefe.smachado