O que fazer quando simplesmente conhecemos o homem dos nossos sonhos? O que fazer quando estamos diante de alguém que encarna nosso ideal romântico em todos os sentidos? Acordar, eu diria. Acordar! Não existe príncipe encantado e quando conhecemos um homem que usa todos os truques possíveis para passar uma imagem de perfeição, estamos diante de um narcisista.
Num carro mais caro que um apartamento, ele pega suas vítimas em casa e as leva para sua mansão de tirar o fôlego. Ele é bonito, inteligente, engraçado. O nível de atenção que ele dá é ímpar. Ele pergunta tudo sobre você. Lê seus lábios enquanto você fala, escuta com plena atenção. Você entende isso como cuidado e se sente importante para ele, então você fala, fala, fala mais. Não precisa de muito tempo para ele traçar seu perfil. Está acostumado com as mulheres, muito acostumado.
Você gosta de viagens, ele te convida. Você gosta de livros? Ele conhece aquele escritor que você admira. Você gosta de música, joias, arte? Ele tem um arsenal para te proporcionar exatamente a experiência que vai ficar marcada de forma inesquecível. Vai te elogiar e não vai ser de um jeito comum, ele vai dizer exatamente o que você gostaria de ouvir. Depois vai dizer como está feliz de ter te encontrado, que você é especial. Ele não quer apenas sexo, quer uma mulher para a vida toda. Uau, você vai pensar. Ele é o cara. É isto que ele espera, esse olhar com cara de “nunca conheci um homem como você na vida”. Ele precisa que você o veja sobre um pedestal, único, um unicórnio, alguém que traz um saldo positivo tão grande para você que vai valer a pena aguentar o saldo negativo.
Mas qual é o saldo negativo? No começo é só o controle. Veja bem, apesar de ele ser assim, incrível, ele é muito inseguro e ciumento. Ele precisa ver seu telefone e saber onde você está o tempo todo. Se ele perguntar, você deve responder e jamais, repito, jamais mentir. Eles odeiam serem feitos de idiota porque isso significa que você está achando que pode fazê-lo de idiota. E você não pode. Você deve idolatrá-lo. E temê-lo. O medo é ótimo. Então quando você disser alguma coisa errada - errada significa colocar limites - é provável que você apanhe.
Ou não, nem todos os narcisistas partem para a violência física. Existem outros meios de controlar uma pessoa: fazendo que você seja dependente dele, manipulando para que você se sinta culpada de agir de forma “egoísta”, ameaçando ou ficando frio, silencioso, tirando de você tudo até que você ceda.
No relacionamento com um narcisista ele nunca erra. Nunca tem culpa de nada. É tudo com você. Você é a ingrata que não trata como deveria este homem maravilhoso. Você é a louca que exagera as coisas. Você é quem começa a briga. Você sempre será a responsável por todas as brigas. Ele não te bateu, você é que bateu a cabeça na parede, aliás, e ele só te empurrou porque você o tira do sério. Você faz com que ele aja dessa forma. Ele não gosta de fazer isto. Se você não fosse tão irritante, tão maluca, descontrolada, ele jamais faria isto. Você dá motivos para ele ter ciúme. Você dá motivos para ele te trair. Você é uma vagabunda e ele vai usar contra você tudo que você contou para ele. E aquele homem que você enxergou como tão inteligente e sensível começa a minar sua autoestima, fazendo com que, aos poucos, você não tenha mais nenhuma força para se opor, muito menos para fugir dele. É neste ponto que ele te descarta. Cumprindo um ciclo de idealização, rejeição e descarte, ele segue incessantemente em todas as suas relações. Durem elas dias, meses ou décadas.
Da noite para o dia ou de uma hora para a outra, o homem mais maravilhoso do mundo se revela ser seu maior pesadelo. Isto é real. Já aconteceu comigo, já aconteceu com inúmeras mulheres e também aconteceu com minha amiga que foi namorada de Thiago Vieira Fernandes Brennand, o empresário, foragido do país por agredir uma mulher na academia.
"Mas as pessoas tóxicas aprendem desde cedo a disfarçar seus desejos e mostrar uma face boa para o mundo."
Thiago entrou na vida dela assim, mostrando-se um verdadeiro lorde inglês. Como disse Schopenhauer, “a gente acha que pessoas más andam com chifres na cabeça”. Mas as pessoas tóxicas aprendem desde cedo a disfarçar seus desejos e mostrar uma face boa para o mundo. No primeiro encontro, após um jantar maravilhoso à luz de velas, Thiago tocou violão horas para ela, riram muito. Ele massageou seus pés. Ela se sentiu tão feliz ao lado dele que só queria que aquela noite nunca acabasse. Mas logo que saiu de sua casa, já foi seguida pelos guarda-costas de Thiago, “ele precisava garantir a sua segurança” , diziam. E assim como as outras, minha amiga foi ameaçada e agredida.
O que torna Thiago mais perigoso do que os outros narcisistas que todas nós conhecemos é que ele tem conseguido impedir que a justiça seja feita para todas as suas vítimas até hoje, como mostra a reportagem do Fantástico exibida no dia 04/09. Dinheiro e influência possibilitaram a Thiago abusar e estuprar dezenas de mulheres, segundo seu primo denuncia, também na entrevista da Globo. A segurança de impunidade é tão grande que Thiago não tem medo de agredir desconhecidos, filmar suas maldades e humilhar espalhando áudios e vídeos para conhecidos e familiares das vítimas.
É a primeira vez que a vida de Thiago é exposta e vemos seu rosto em rede nacional. Suas máscaras vão caindo: a de empresário, o diploma na Oxford, o sobrenome Brennand que só entrou no documento em 2020. Thiago usa tudo o que pode para aparentar uma grandeza que não tem, e essa grandeza é unicamente dinheiro, dinheiro herdado, e que acabará assim como todo seu prestígio acabou nesse país. Covardemente Thiago foge, quando várias mulheres vítimas começam a perder o medo de contar suas histórias.
Tendemos a chamar homens como o Thiago de monstros. Mas não são monstros, são seres humanos normais e se beneficiam com o machismo estrutural, com a misoginia, com a falta de memória das pessoas e a lentidão dos processos criminais. São humanos e sabem muito bem usar sua humanidade quando precisar de compaixão, quando querem despertar empatia à sua volta. E infelizmente tem sempre uma mulher disposta a acreditar nas suas mentiras.
"Gostaríamos que todas as vítimas dissessem o que sofreram, mas este lugar de dor, de opressão, de medo, é um pesadelo que muitas de nós não consegue reviver."
Gostaríamos que todas as vítimas dissessem o que sofreram, mas este lugar de dor, de opressão, de medo, é um pesadelo que muitas de nós não consegue reviver. É duro entender que muitas mulheres só querem ficar em paz e esquecer que um dia entraram na mira dele. Curar suas feridas, juntando os cacos que sobraram depois de sofrer tanta violência mental e física. Nos resta apoiar de todas as formas as corajosas que decidem enfrentá-lo, elas estão salvando muitas outras, claro, se a justiça for feita.
Para as restantes de nós que só querem evitar que um narcisista entre em suas vidas, fica a dica: valorize-se. Eles procuram mulheres inseguras e dependentes emocionais.
Julia Heartsong para a coluna Universo feminino
Encontre-a no Instagram @juliaheartsong