Triângulo da Tristeza (Triangle of Sadness) é um filme de comédia dramática dirigido por Ruben Östlund, lançado em 2022. O filme é centrado em torno da indústria da moda, da obsessão pela beleza, juventude e dinheiro.
A trama acontece no microcosmo de um barco de luxo para passageiros muito importantes. São megaempresários, celebridades e modelos que embarcam nessa viagem para uma paisagem paradisíaca para poderem descansar e curtir todo o luxo e mordomia que o dinheiro pode comprar. Só que isso muda de figura quando a embarcação naufraga e todos os passageiros e tripulação se veem presos em uma ilha deserta.
O filme explora temas como: discussão sobre questões sociais, relações de trabalho e luta de classes de uma forma bastante ácida e naquele tom satírico que sempre nos conquista. A narrativa é bem construída e o roteiro é inteligente e provocador. As atuações são excelentes, com os dois protagonistas brilhando em seus papéis. O elenco de apoio também é forte e ajuda a fornecer uma visão crítica sobre a indústria da moda e a cultura da celebridade.
A direção de Östlund é habilidosa e visualmente impressionante, com uma série de cenas memoráveis e bem executadas. A cinematografia é espetacular e captura com precisão tanto a beleza do ambiente quanto a vaidade dos personagens.
No geral, Triângulo da Tristeza (Triangle of Sadness) é um filme impactante e cativante que oferece uma reflexão sincera e cômica de que o dinheiro não é capaz de comprar o que realmente precisa e que tudo pertence a quem tudo produz.
O longa recebeu três indicações ao Oscar 2023: Indicação de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro. A cerimônia do Oscar será no domingo (12/03).
Gosta de ler resenhas de filmes e séries? Em toda edição da revista sempre têm uma. Seja um (a) assinante e tenha acesso ao nossa espaço de entretenimento.
Por Maurício Coelho (Colunista convidado) para a Coluna Filmes & Séries