top of page

Resoluções para o novo ano


Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante... pois é, na coluna anterior falei mal das retrospectivas, incitei o olhar para o futuro, para nós mesmas e tal, e acabei no ultimo dia do ano revendo fotos e vídeos, relembrando momentos, viagens, e viajando na retrospectiva do meu ano que passou. Confesso: foi lindo! Perceber que aconteceram mais coisas boas que ruins na minha vida me deu um gás para começar o ano, mesmo eu estando com dor de tendinites e fascites plantares, mesmo com os desafios que terei pela frente!


Como eu disse na coluna, o ano novo é uma convenção, mas nos dá a oportunidade de fazer um ritual, um momento especial, para renovar as esperanças, os sonhos, os objetivos. Eu sou daquelas pessoas que gostam de escrever tudo, tenho agenda para os compromissos do dia a dia, que acaba virando uma espécie de diário... Pensando bem, é diário mesmo! Não que eu escreva todo dia, como o nome sugere. Nem que eu narre o que me aconteceu, como nos diários adolescentes, que para isso já temos as redes sociais. Então, nada mais natural que eu me renda a mais uma tradição de começo de ano, que é a famosa listinha de resoluções. Na verdade são meio que conselhos para nós mesmas, aquelas coisas que a gente lê, acha que tem tudo a ver, mas acaba não praticando.

Fiz um compilado de coisas legais que li e que não quero esquecer, coisas que pensei para incluir na minha vida, e coisas que me disseram recentemente, a título de conselho. Vou compartilhar pega o que faz sentido pra você:

 

  • Agradecer pelas coisas boas que aconteceram, aprender com os erros que cometeu, mas não se culpar. Você fez o que era possível naquele momento.

  • Estabelecer metas realistas e desafiadoras para si mesmo, e ir ajustando a rota de acordo com as circunstancias.

  • Cuidar da sua saúde física, mental e emocional. Pratique exercícios, alimente-se bem, durma o suficiente e busque ajuda quando precisar.

  • Cultivar hábitos positivos que te façam feliz e produtiva. Leia mais, escreva mais, medite, ouça música, toque, cante no chuveiro (tem tempo que não faço isso!)

  • Ser gentil, generoso e solidário com os outros. Ajude quem precisa, elogie quem merece, perdoe quem te magoou, esqueça quem não te merece.

  • Aproveitar as oportunidades que surgirem. Não tenha medo de arriscar! Explore novos horizontes dentro e fora de você.

  • Cultivar as amizades. Valorizar as pessoas que te amam e te apoiam. Demonstrar seu carinho e sua gratidão.

  • Reconheça seus talentos, suas qualidades e seu potencial! Você merece o que conquista!

  • Não desista dos seus sonhos nem se conforme com o que te faz infeliz. Lute pelo que te faz bem e te faz crescer.

  • Seja otimista, confiante e persistente. Combata a procrastinação! Acredite em si mesmo, em seus projetos e em suas possibilidades.

 

Manda para mim aquilo que você não leu aqui, mas que ressoa pra você forte neste novo ano. Pode ser o que eu preciso incluir na minha lista também! Feliz ano novo!


Ana Lúcia Leitão para a coluna 50+

Encontre-a no Instagram:@aninhaleitao2

bottom of page