Oxe! Aqui é Bahia!
Uma mistura de muito axé embalado com culturas e ritmos, Salvador traz através da arte da dança e da sua rica história muita alegria no sorriso dos baianos, é lindo de se ver. Venha que vou lhe contar! E o que não falta lá são histórias para contar, e lugares belíssimos para conhecer.
Lembrando um pouco da sua história, Salvador, foi também a primeira capital colonial do país. Fundada em 1549 por Tomé de Souza, foi sede da Monarquia Portuguesa. É caracterizada pelo grande mercado escravista no continente sul americano. Hoje toda sua história é “VIDA”, pois, turistas e visitantes do centro histórico da cidade se encantam da cidade alta à cidade baixa.
Preparada para conhecer mais sobre este destino incrível no Brasil? Então, embarque nessa aventura que vou compartilhar com você as dicas para viver as melhores experiências na Grande Salvador, BA.
Pontos turísticos tem muitas opções para você visitar como o Mercado Modelo com várias opções de lembrancinhas para os colecionadores de mimos de viagens. Eu particularmente amo comprar ímãs de geladeira, são várias lojas comerciais, lá se vende de tudo um pouco. Possui restaurantes com comidas típicas da região, música boa e um povo carismático e carinhoso. O elevador Lacerda tem um visual fantástico para a parte alta da cidade e a Bahia de todos os Santos. A praça da Sé e o Pelourinho são os principais pontos turísticos dos cartões postais. Quem passeia pelas ruas do pelourinho viaja no tempo através da sua arquitetura que chama atenção de todos que ali trafegam.
E por falar em lugar famoso foi no Pelourinho que Michael Jackson gravou o clipe da música “They Don’t Care About”.
O clipe teve a participação da banda baiana Olodum, estourou nas paradas de sucesso e até hoje é lembrado por todos.
A igreja do Senhor do Bonfim com seu estilo neoclássico com a fachada em rococó, acompanhando o modelo das igrejas portuguesas dos séculos XVIII e XIX chama a atenção dos turistas.
É parada obrigatória para agradecer pelas oportunidades e também fazer aquele pedido que você já vem buscando realizar faz tempo. Claro que fomos lá fazer o nosso pedido e registrar toda gratidão.
Os visitantes e fiéis amarram as fitinhas no gradil externo e interno da igreja levando esperança e muita fé.
Que Salvador vai além dos passeios históricos e culturais, a capital baiana tem inúmeras praias, mirantes , faróis e como não lembrar do pôr do sol no Farol da Barra onde está localizado o forte Santo Antônio da Barra e o Museu Náutico da Bahia.
Caminhar na orla do Farol da Barra e saborear um delicioso acarajé é um belo convite para curtir o clima gostoso que Salvador transmite e sentir as boas energias. O Farol da Barra é palco do carnaval na Bahia e recebe milhões de foliões do mundo inteiro. Quem nunca ouviu falar do Carnaval de Salvador? Ninguém fica parado com o ritmo baiano.
Salvador tem praias uma mais bonita que a outra, basta você escolher qual te agrada mais e curtir à vontade.
A maravilhosa Praia do Forte é o cenário perfeito para quem busca praia com águas claras, boa temperatura, paz e sossego. O projeto Tamar é um passeio imperdível ideal para curtir com toda família e você vai ver muitas tartarugas por lá, é sensacional.
O passeio para as piscinas naturais localizadas bem ali na Praia do Forte é praticamente em frente ao projeto Tamar, você não pode deixar de aproveitar. Esse foi um dos passeios que mais curtimos pois como vocês sabem, nós amamos estar juntinhos da natureza.
Nosso roteiro foram de 3 dias e fizemos tudo programado que foram o centro histórico e Praia do forte em mata de São João.
Existem outros lugares bem próximos a Salvador que vocês também podem explorar como: Morro de São Paulo, Ilha de Itaparica entre outros. Agora difícil mesmo é escolher o roteiro… rsrs!
Em Salvador é possível encontrar pousadas, hostel, hotéis luxuosos. Você só precisa escolher qual tipo de hospedagem deseja. Nossa escolha foi no hotel bem localizado no Farol da Barra, pois, optamos em ficar ali pertinho do mar e ver o pôr do sol no final da tarde.
E vamos falar da gastronomia baiana, que por sinal é bem quente e saborosa. O acarajé é o mais procurado e comentado por todos, ir para Salvador e não provar um suculento acarajé podemos dizer que você não esteve na Bahia. São muitas barracas espalhadas pela orla e por toda cidade.
Oxente! Bora comer um Vatapá?! Esse prato tem presença garantida nos cardápios baianos, seja servido como acompanhamento ou como recheio de um crocante acarajé. Assim deu água na boca! Hum… isso é Bahia!
Vai uma dica importante, preste atenção ao responder se prefere seu prato quente ou frio. Para os viajantes que não são familiarizados com a pimenta, é bom saber que: pedir “frio” é a opção menos picante. Já se você pedir “quente” prepare-se que a dosagem de pimenta é bem forte.
Alguns pratos da culinária local como o mungunzá, é o doce de milho branco, conhecido em todo nordeste Brasileiro, já em outros estados e regiões o mungunzá ganha o nome de canjica. O caldo de sururu e a maniçoba também são uma delícia.
Cada vez que escolho um destino para explorar pelo Brasil vou me apaixonando ainda mais pela arte, cultura e gastronomia. É tão bom compartilhar com vocês essa cultura baiana que bateu até saudades.
O coração viajante é intenso, o presente é saber que em cada lugar vai colher frutos de uma vida que no futuro nunca será esquecida.
Viajar é viver e se encontrar no paraíso que é particularmente seu, é eternizar momentos da sua vida.
Convido você a viajar comigo e te espero em nossa próxima aventura!
Vivi Freitas para a coluna Bolsa de Viagem
Encontre-a no Instagram: @aventuras.vr